HomeEmpresaSustentabilidade

Sustentabilidade

A CBE encara a sustentabilidade corporativa como parte integrante do seu negócio e define-a como sendo o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e social da comunidade envolvente e o meio ambiente, a médio e longo prazo, com o objetivo principal de continuar a criar valor para o acionista, colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade em geral.
 

Comunicação Organizacional

A dinâmica de uma organização desenvolve-se por meio da interligação das partes integrantes, que são informadas e informam continuamente sobre o seu desenvolvimento, permitindo a sua realimentação e a sua sobrevivência face aos desafios e obstáculos do dia-a-dia. O sistema comunicacional é vital para o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento da organização com o meio externo.

>> Código de Conduta da CBE

>> Código de Relacionamento com Fornecedores de Bens e Serviços

Gestão da Frota da CBE






 

Reuniões de Alinhamento Internas

Na CBE, os gestores de topo e intermédios reúnem semanalmente para discussão de assuntos de interesse geral, identificação de situações que necessitam de um acompanhamento mais próximo por parte das direções e onde são apresentados os números da semana.

Mensalmente, na primeira segunda-feira de cada mês, é feita uma reunião geral com todos os colaboradores da empresa, onde são apresentados os trabalhos em desenvolvimento de cada Unidade de Negócio, sendo evidenciadas situações específicas de conhecimento geral e onde são apresentados os números de produção e faturação mensais.
 

Manual de Acolhimento

A cada colaborador que integra os quadros da CBE é feita uma sessão de acolhimento em sala e uma apresentação geral da empresa, pessoas e instalações, sendo-lhe fornecido um manual com as instruções gerais sobre questões essenciais da equipa que acaba de integrar.

SHT e Ambiente - Divulgação aos Colaboradores e Fornecedores

À semelhança do que é praticado com todos os colaboradores, existe a preocupação que todos os fornecedores de serviços integrem os processos assumidos pela CBE, bem como as atitudes e boas práticas.

Os objetivos a que a CBE se propõe atingir devem ser alcançados de uma forma completa e sustentavel necessitando do envolvimento de todos os seus parceiros. As reuniões realizadas com fornecedores procuram a divulgação transversal dos procedimentos de SHT e Ambiente vigentes na CBE, tendo sempre em conta as indicações específicas de cada cliente.
 



 

A CBE acredita que a prevenção e o sucesso da organização estão no poder da comunicação.
A comunicação eficaz proporciona um ambiente de informação único onde todos estão envolvidos na melhoria contínua e na prevenção de ocorrências na organização.

>> Folheto Informativo 1

>> Folheto Informativo 2

>> Folheto Informativo 3

Ecrãs Informativos em Open Space

Na CBE existem ecrãs informativos onde são publicados os assuntos discutidos nas reuniões, bem como o estado evolutivo dos projetos em curso, diretrizes e comunicados de clientes para informação interna.
 



 

Equipamentos de GPS instalados na frota de carros CBE

Desde 2005 que a frota da CBE está equipada com equipamentos de localização e gestão de frota que vieram permitir uma dinâmica diferente ao modo de utilização frota, bem como uma gestão mais precisa dos recursos.

Mensalmente é afixada uma listagem com os excessos de velocidade cometidos durante esse mês, por colaborador, tendo a chefia responsabilidade de tomar ação sobre este ponto.
Os principais efeitos produzidos por estas medidas foram a redução do consumo de combustíveis e do desgaste das viaturas.